terça-feira, 11 de março de 2014

Minha luta contra o melasma!


                                                  
Afinal de contas, o que e este tal de melasma?

Alguns de vocês ja devem saber muito bem o que é, mas para os que ainda nao sabem, ai vai a resposta .

O melasma é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele

Clinicamente, o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele  sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamentos contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Causas
O melasma é causado por vários factores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anti- concepcionais, sol, luz intensa, ou agressão entre outros. Contudo, é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Esta radiação é fornecida pelo sol e fontes de calor. A câmara de bronzeamento também é uma fonte.
O aumento na pigmentacao decorre da hiperproliferacao  do melanócito, célula responsável pela producão do pigmento cutâneo (melanina). Ele não causa nenhum problema interno, mas assim como estrias, é queixa estética frequente na Dermatologia.
Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.

Minha história

Minha batalha contra o melasma comecou ja fazem cinco anos (vamos cantar parabéns) e ainda continua. Eu tenho o superficial. Tudo comecou com uma manchinha marrom na minha buxexa do lado direito. Eu acordei um belo dia e percebi esta mancha, mas acabei ignorando porque não me incomodava. Além do mais, eu nem sabia que era melasma...Depois foi piorando gradativamente e eu consultei um dermatologista (entre muitos). Ele me receitou um gel para usar de manha e á noite. 

Não notei nehuma diferenca, o que fez foi piorar, porque ele não me disse que era para usar protetor solar físico. Eu acabei comprando um protetor quimico da Neutrogena fator 100 e não adiantou nada. Depois do verao de 2011, o meu rosto parecia uma onca pintada. Eu entrei em pânico e comecei a fazer minha pesquisa para comecar minha guerra contra o maldito melasma. Sei que a guerra ainda não esta ganha, mas posso dizer que tenho vencido minha luta diaria contra este mal k me atormenta rs.
Eu comecei este blog para explicar para vocês o que faco para manter meu melasma sob controle. Eu tive que pesquisar muito. A maioria dos meus produtos eu compro pela internet, pois eu vivo na Suécia e aqui não vendem nas lojas (acho que é porque as pessoas aqui tem pele de porcelana) rs.

No meu próximo post vou colocar algumas dicas!



2 comentários:

  1. sabe dizer qual a composição do cosmelan

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Adquiri as manchas há poucas semanas, e ainda estou na fase do espanto. Você disse que deve-se usar protetor solar físico. O que significa isso?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!